Comunicado – Comissão Especial de Inquérito
A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura os desdobramentos da Operação Mensageiro em Tubarão segue sendo realizada, mesmo após as renúncias de Joares Ponticelli e Caio Tokarski.
Não há porque os trabalhos serem encerrados em virtude das renúncias, já que os processos contra os agora ex-prefeito e ex-vice-prefeito continuam correndo.
A CEI Continua colhendo depoimentos e analisando documentos. Já visitou o escritório da empresa Serrana, em Pescaria Brava, o escritório da Raclay,em Capivari de Baixo, a prefeitura de São Ludgero, por trabalhar com a mesma empresa e não ser citada no Operação Mensageiro. Ouviu servidores e ex-servidores da prefeitura que tinham ou tem responsabilidade com a coleta, pesagem e destino do lixo e, também, servidores e ex-servidores que tinham ou tem responsabilidade com os processos licitatórios da prefeitura, servidora da Comissão instalada pelo então prefeito Joares para apurar se havia irregularidades, tão logo foi deflagrada a Operação em diversos municípios de Santa Catarina. Ouviu, também, o ex-prefeito Olavio Falchetti, que antecedeu a gestão de Joares e Caio.
Os trabalhos, seguem até o início da segunda quinzena de agosto – a Resolução que criou a CEI determinou até 90 dias para conclusão – quando o relatório será apresentado aos demais membros da CEI, avaliado e votado, também, pelo Plenário da Câmara. Feito isso, o documento será encaminhado ao Ministério Público, e poderá ser utilizado tanto pela defesa como pela acusação. É importante ressaltar que todas as reuniões da CEI são gravadas em vídeo e áudio, tem atas que depois de avaliadas e assinadas por todos os vereadores membros da CEI são publicadas no Portal da Câmara.